Rua Brasília 445B | Carlos Prates | BH | MG
(31) 4141-7462

MM Blog

HomeMM BlogMM Blog Post
Compartilhar

Preço do carro novo sobe mais de 31%, em média, em três anos

  • jaguar

O aumento do custo de vida tem sido assunto frequente no Brasil. Todo mundo acompanha os números da inflação e sente os efeitos dela, mas a subida de alguns preços provoca espanto quando supera muito a inflação. Sabe aquela emoção do primeiro encontro? Você acha seu carro zero quilômetro, entra e sente aquele cheirinho de novo? Essa é uma experiência cada vez mais distante do brasileiro. O preço do carro novo, do início da pandemia para cá, subiu. Em três anos, os valores dos veículos subiram mais de 31%, em média, segundo a Fipe: bem acima da inflação do período.

O que a gente chamava de “carro popular” acabou, não existe. O modelo mais barato custa hoje R$ 50 mil; não é para qualquer bolso. E pensar que esse mesmo modelo, há dois anos, custava cerca de R$ 35 mil, um aumento de 44% no período - um reajuste muito salgado, que torna difícil, até mesmo, fazer um financiamento. E por que o carro novo subiu tanto? É uma combinação de fatores, diz o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - a Anfavea. Os carros estão com mais tecnologia do que há três anos, matérias-primas usadas na fabricação subiram de preço - como o aço - e no mundo há falta de chips e semicondutores que vão na parte eletrônica dos automóveis. Isso afetou a produção e, com menos oferta de veículos, os preços nas revendedoras subiram.

nissan

O dono de uma rede de concessionárias lembra ainda que a pandemia afetou a produção e, consequentemente, o preço. A produção das montadoras em janeiro caiu 27%.

“Diminuiu a produção de carros, a produção dos insumos - porque os fornecedores também foram impactados. Entre montadoras e fornecedores, foram mais de 10 mil funcionários afastados. Então, a gente não tem o insumo para produzir, faltou mão-de-obra para fazer a manufatura. Então, ficou muito mais complicado”, reforça Wilson Góes, diretor-presidente da concessionária. Com todos esses fatores, o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, Guilherme Moreira, avalia que o valor do carro zero não deve cair.

Contato

Brasilia 445 | CARLOS PRATES | BH | MG
31 99455-1148 | 31 4141-7462
contato@mmlocacaoveicular.com.br
botão whatsapp